Auchan
Visão
fundo

A NOSSA VISÃO PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL

Desde a sua fundação o Grupo Auchan tem demonstrado empenho numa cultura de solidariedade interna e externa, sustentada em valores de cidadania. Foi o primeiro grupo português de distribuição a ser certificado pela norma de responsabilidade social SA 8000. Um processo que implicou a implementação do sistema de gestão da Responsabilidade Social e o compromisso de toda a empresa com um modelo de gestão que promove uma empregabilidade responsável, bem como uma cadeia de fornecedores com boas práticas sociais.


A Visão é o documento estratégico que define o atual e futuro posicionamento da Auchan. Este documento apresenta também uma visão única do mercado, em que a sustentabilidade e a responsabilidade social estão diretamente correlacionadas ao nosso negócio. A estratégia empresarial da Auchan tem, por isso, o objetivo de contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.
Um sistema de gestão ao serviço da sustentabilidade

Um sistema de gestão ao serviço da sustentabilidade

A incorporação dos  Princípios de Gestão Ética e Sustentável da Auchan Portugal, implicam a adoção de um conjunto de compromissos que se encontram expressos nas políticas e sistemas de gestão da empresa, nomeadamente nos que em seguida apresentamos:

 

 Códigos e Condutas A sua importância
Código de Ética e Conduta

Assegurar um elevado grau de consciencialização e de exigência ética, a nível organizacional (fornecedores/parceiros) e a nível individual (Colaboradores);

Minimizar o risco de ocorrência de más práticas éticas junto dos fornecedores/parceiros e manter uma cultura empresarial justa e íntegra, consistente com os valores assumidos pela empresa;

Gerar transparência e confiança nas relações e responsabilidade pelas consequências das decisões e dos atos praticados.


Download do Código de Ética e Conduta
As Políticas Fundamentais
do Projeto Comercial

Conjunto de valores, regras e práticas que regulam a compra e negociação dos produtos com os fornecedores e a oferta dos produtos e serviços ao Cliente.
1. A relação Cliente
2. A oferta
3. As compras
4. A implantação
5. O posicionamento de preço
6. Os sazonais
7. As promoções
8. A comunicação

Política de Recursos humanos
Orienta o desenvolvimento do sistema de gestão de recursos humanos, baseado na partilha do saber, do poder e do haver – valores base da Auchan.

Política e Sistema de Gestão de Responsabilidade Social
(SGRS)


A política do SGRS da Auchan constitui a prática adotada pela empresa para a salvaguarda de uma empregabilidade responsável, que prioriza o respeito pelos direitos humanos e a promoção de condições laborais eticamente responsáveis, incluindo e não se esgotando na monitorização e verificação, aplicação e conceção de métodos de prevenção e gestão do risco cada vez mais eficientes. A Auchan foi a primeira empresa portuguesa
de distribuição a ser certificada pela norma SA 8000.

Política de Qualidade
Tendo como objetivo a obtenção do maior nível de satisfação dos Clientes, define os padrões e compromissos da empresa no que diz respeito às garantias de:
• Oferta de produtos alimentares e não alimentares seguros e fiáveis;
• Maior rigor na seleção dos fornecedores;
• Disponibilização de um conjunto de serviços que consolidem a diferenciação;
• Cumprimento escrupuloso da legislação existente e emergente. 

Política de Segurança
Concretiza a abordagem da Auchan à higiene, saúde e segurança de todas as partes interessadas que frequentam as Lojas e os restantes locais de trabalho.

Política e Sistema
de Gestão Ambiental

Define a ação da Auchan para a redução dos impactes ambientais, a utilização eficiente dos recursos, a formação ambiental de Colaboradores, a sensibilização de Clientes, a promoção do consumo sustentável, o cumprimento de requisitos legais e a melhoria contínua.
A política ambiental é o elemento base para implementação do Sistema de Gestão Ambiental corporativo em todas as Lojas (de acordo com o referencial ISO 14001) e certificado em 6 Lojas Jumbo.

Política de Comércio Sustentável de Pescado Pretende gerir o risco e contribuir para a disponibilização de uma oferta de pescado discount responsável, centrando a sua estratégia nos seguintes princípios e compromissos: selecionar pela compra as melhores opções; garantir o compromisso dos Fornecedores no cumprimento das nossas regras sobre produtos sustentáveis; sensibilizar o Cliente para as vantagens das opções de discount responsável; formar os Colaboradores; monitorizar os indicadores de oferta e compra, no sentido da evolução das opções mais sustentáveis; estabelecer uma rede de parcerias e de relacionamento positivo com os diferentes operadores do sector.

 



 

Leia o nosso Relatório de sustentabilidade de 2016!


 
Sustentabilidade > Visão
Bookmark and Share