Responsabilidade Social
fundo

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A SA8000 é a norma que permite gerir riscos sociais, correlacionados com a politica de responsabilidade social da empresa e  que afectam sobretudo as pessoas que colaboram com a empresa. O primeiro stakeholder a beneficiar da adopção desta norma são os colaboradores da Auchan Portugal, que vêm assim monitorizados e sucessivamente melhoradas as suas condições de trabalho.

A verificação do sistema de gestão da norma SA8000, bem como as sucessivas inovações que vamos introduzindo permitem identificar onde estamos a falhar na implementação de um sistema que procura eliminar os riscos sociais existentes na cadeia de valor do nosso negócio.
O nosso Código de Conduta dirigido aos colaboradores da Auchan e o Código de Ética Comercial dirigido aos fornecedores – implementados em 2005 - são os referenciais que traduzem para a nossa realidade a norma SA8000.

Com a certificação na SA8000 atingimos um passo importante na consolidação de Responsabilidade Social dentro da Organização.

Os requisitos da SA8000:

Trabalho infantil

A empresa não pode apoiar ou adoptar nenhuma forma de trabalho infantil.

Trabalho forçado e escravo

A empresa não pode apoiar ou adoptar nenhuma forma de trabalho escravo ou forçado.

Saúde e segurança
A empresa deve garantir em todos os seus locais de trabalho um ambiente seguro e saudável.

Liberdade de associação e direito negociação colectiva.
A empresa deve garantir a todos os seus colaboradores a liberdade de associação e o direito à negociação colectiva.

Discriminação
A empresa não pode apoiar ou adoptar qualquer tipo ou forma de discriminação nos seus procedimentos (remuneração, contratação, etc.).

Práticas disciplinares

A empresa deve tratar todos os seus colaboradores com dignidade e respeito.

Horário de trabalho
A empresa deve cumprir com as regulações nacionais e os acordos sectoriais sobre o número de horas de trabalho máximo dos colaboradores.

Remuneração

A empresa deve garantir uma remuneração justa a todos os colaboradores da empresa.

Sistemas de gestão
A empresa deve garantir sistemas e procedimentos de gestão que permitam, de forma sistemática, cumprir com todos os anteriores requisitos da norma SA8000. Assegurar a melhoria contínua dos indicadores de Responsabilidade Social



 

A nossa prática


O Colégio pretende contribuir para a conciliação da vida pessoal e profissional dos Colaboradores Auchan e das suas famílias, funcionando:
12 meses por ano;
7 dias por semana.

 
Sustentabilidade > Responsabilidade Social
Bookmark and Share