Listas ncomendas Edição de Dados Sair

Acessórios para servir
o vinho corretamente

Servir um vinho corretamente é o primeiro passo para uma boa degustação e uma experiência para mais tarde recordar. Ao não seguir os procedimentos corretos, pode estar a desperdiçar todo o potencial de um bom vinho. Trazemos para si uma sugestão de acessórios para vinho que o irão ajudar a tirar o máximo prazer.

Saca-rolhas

O primeiro passo para servir um vinho corretamente, começa pela abertura da garrafa. Tenha sempre por perto um bom saca-rolhas que lhe permita abri-la sem esforço e começar a degustação da melhor forma. Antes de abrir a garrafa, use um pano seco e limpo para retirar alguma sujidade ou pó que possa entrar para dentro no momento da abertura e comprometer a qualidade do vinho. Ao introduzir o saca-rolhas, assegure-se de que insere a espiral o mais reto possível para evitar que a rolha se parta e caiam pedaços de cortiça dentro do seu vinho.

Folha drop stop

Após a abertura da garrafa de vinho, é importante não derramar nem uma gota. Utilize uma folha drop stop e de uma forma simples irá eliminar as pequenas gotas que sempre escorrem pela garrafa ao servir o vinho.

Rolha com sistema drop stop

Outro dos acessórios para garrafa de vinho que poderá optar é por uma rolha com sistema drop stop, este sistema é robusto e duradouro.

Manga refrigeradora para vinho

Um dos aspetos mais importantes no que ao vinho diz respeito é a temperatura à qual é servido. A temperatura influencia diretamente os aromas e sabores que o vinho liberta. Quando um vinho é servido a uma temperatura mais alta que a recomendada, a sensação alcoólica é maior, sobretudo, no caso dos vinhos tintos, fazendo com que os taninos sobressaiam em demasia. Ao ser servido a uma temperatura mais baixa que a recomendada, os aromas do vinho escondem-se e não serão degustados na sua totalidade. Para os dias mais quentes, sugerimos a utilização de uma manga refrigeradora para vinho.

Refrigerador de vinho inox

Este acessório para vinho pode ser usado em todo o tipo de garrafas. Se os brancos são por norma consumidos a temperaturas mais baixas, nos dias mais quentes do ano, os tintos poderão também necessitar de um pequeno arrefecimento para ficarem à temperatura correta. Caso esteja a consumir um vinho branco ou um espumante, aconselhamos a utilização de um refrigerador de vinho inox para o manter fresco durante mais tempo e sem esforço.

Decanter

Antes de servir o vinho, faça a sua decantação. Um decanter ou decantador é um acessório de vinho que possui um fundo largo e uma abertura estreita. Passe o vinho por um decanter e separe corretamente todos os sedimentos que possam existir e areje o vinho para acelerar a sua oxidação e enaltecer os seus aromas e sabores naturais. Comprar um decanter é fundamental para estar mais próximo de uma experiência vínica única e desfrutar dos seus vinhos favoritos na plenitude.

Tipo de copo

A experiência da degustação de um vinho depende muito do tipo de copo que irá utilizar. O copo deverá ser escolhido com atenção. No momento de o escolher, tenha em conta o tamanho, formato e o material com que é feito. O copo deve ser de vidro e possuir um bocal com um diâmetro que ao girar o vinho permita uma boa oxigenação. Deverá ainda de possuir um pé e uma base que lhe permitam segurar o vinho sem o aquecer com a sua mão e alterar a temperatura a que está a ser bebido.

Bomba de vácuo para vinho

Por vezes, a garrafa de vinho não é consumida até fim, então, é necessário armazená-la corretamente para que esta não perca as suas qualidades e possa ser consumida mais tarde. É fundamental fechar bem a garrafa antes de guardá-la. Tenha sempre por perto uma bomba de vácuo para vinho com a qual irá retirar todo o ar da garrafa antes de colocar uma rolha vedante.

Ao seguir as nossas sugestões,
terá um kit de acessórios para
vinho na sua garrafeira
sempre
pronto a usar e que lhe irá permitir
tirar o máximo proveito dos seus
vinhos e passar bons momentos
com a família e os amigos.


X